28/07/2014

Cronograma Capilar

Olá gatíssimas e gatíssimos !

Primeiro lugar me apresento ne? rs 
Me chamo Ingrid e fui convidada pela Paulinha para fazer parte do blog, nooossa nem preciso dizer que amei o convite !! rs OBG !! 

Então vamos ao que interessa? 
Sabe aquela máscara capilar caréeerima de salão que você comprou e não viu o resultado esperado??
A resposta pode está na rotina de cuidados capilares que você tem.
Já ouviu falar de cronograma capilar? Sim ou não?
Se você já sabe o que é, te convido a ler esse post e se não sabe, te convido a ler também ! hehehe . 
Vamos ??

O cronograma capilar consiste numa rotina de cuidados com seu cabelo semanalmente, essa rotina pode ter certeza irá melhorar muito o aspecto do seu cabelo, falo por experiência própria. Ano passado quando decidi parar de alisar meu cabelo foi com o cronograma que consegui reduzir muuuito a quebra dele na fase de transição. Então se funcionou  e funciona pra mim e pra milhares de gatíssimas e gatíssimos pode ter certeza que irá  ajudar  vc também.

O cronograma vai te ajudar a perceber qual etapa seu cabelo mais precisa e consequentemente você investirá mais nela, claro sem esquecer as outras, tendo assim possibilidade de obter cabelos mais bonitos e saudáveis. Uma coisa muito importante é que com o cronograma você irá ter um maior conhecimento daquilo que levará para casa, tendo uma real noção do que esta comprando.

Ele é divido em três fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

A HIDRATAÇÃO serve para repor a água e os nutrientes dos cabelos, essa é a primeira etapa de toda reparação capilar, sendo assim a hidratação é muito importante, pois ela prepara o cabelo para as demais fases do cronograma, ou seja, ela é a base do cronograma.
Então quais máscaras são de hidratação?
São as mais fáceis de encontrar, sabe aquelas de supermercado?
Pois são justamente essas! São produtos a base de Glicerina Vegetal ou Glicerina, Bepantol, Extrato de Plantas Botânico, Proteína Elastina e Colágeno, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas e as proteínas hidrolisadas.
Você também pode dar uma potencializada na sua hidratação com aquelas ampolas de vitaminas e com o bepantol.











Já a NUTRIÇÃO é a reposição lipídica (gordura) do cabelo.
Hãããã??
Isso mesmo! Nosso cabelo principalmente os crespo, AMAM essa etapa de nutrição.
No meu caso como eu ainda estou recente no pós BC ( big chop/ grande corte,  no qual é retirado do comprimento do cabelo toda a parte com química) ainda estou descobrindo qual etapa do cronograma meu novo cabelo gosta mais.
Nosso cabelo também precisa de lipídeos prq muitas vezes a oleosidade natural dos fios não chega até as pontas, o que acaba por provocar muito ressecamento, mas isso não quer dizer que você deve somente fazer a nutrição, pois como já foi explicada a hidratação é a base do cronograma, então pra um cabelo bem nutrido ele precisa está também bem hidratado.
Os componentes que irão garantir a nutrição são produtos a base de: Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Manteiga de Cupuaçu,  Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Tutano, Manteiga de Murumuru,  Manteiga de Argan, Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Óleo de Abacate, Óleo de Tutano, Óleo de Karité, Óleo de Argan e Ceramidas.





Gente eu confesso que minha máscara de nutrição é uma misturinha de creme de hidratação + azeite de oliva+ manteiga de karité ou óleo de argan, com essa mistura eu consigo uma boa nutrição.


E por fim chegamos a fase final do cronograma a RECONSTRUÇÃO, na qual o próprio nome diz tem a função de reconstruir a fibra capilar, essa etapa é muito delicada e deve ser realizada a cada 15 dias ou 30, dependendo do estado do seu cabelo, eu utilizo 1 vez por mês no final do ciclo do meu cronograma.

E prq é tão delicada assim?

Prq na reconstrução são utilizados produtos a base de queratina, aminoácidos e proteínas;  grande parte da fibra do cabelo é constituída por queratina, então pensando assim seria lógico que quanto mais queratina melhor ne? Mas não!! O excesso de queratina pode deixar seu cabelo duro e consequentemente pode quebra-lo ! Por isso é indicado que você tenha bastante cuidado na periodicidade da aplicação de produtos a base desse componente.
Haaa sim vcs também podem usar queratina liquida antes da aplicação da máscara, uma noticia chata é que nessa fase você terá que investir um pouquinho mais pra conseguir uma boa máscara de reconstrução.






Então meninas é isso! Espero que tenham gostado e ai embaixo é minha rotina do cronograma capilar. Parece trabalhosa, mas pode ter certeza de uma coisa: vale a pena!! Depois você acostuma e vira uma rotina de cuidados com você.  Porém não quer dizer que tenha que fazer exatamente nos mesmos dias da semana ou na mesma ordem, adapte ela a sua rotina e me contem os resultados!


Bjinhos

=) 
Ingrid Ferr
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Domingo
Hidratação

Hidratação

Nutrição


Hidratação

Hidratação

Nutrição


Hidratação

Hidratação

Nutrição


Hidratação

Nutrição

Reconstrução







13 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre o Cronograma Capilar , a gente compra qualquer máscara e acaba nem prestando atenção do que o nosso cabelo realmente precisa!
    Beijosss :)
    http://maquiadaepoderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca fiz isso no meu, caramba quanto detalhe :O
    adorei o post super informativo :]
    beijos http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa pois faz um teste e me conte o que achou !! =)
      bjos

      Excluir
  3. Nossa amiga agradeço por dividir algo tão valioso com conosco, eu desconhecia essas etapas que o cabelo precisa, fazia por conta e pelo que li acho que já coloquei os pés pelas mãos. rs

    Beijokas
    http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooow Liine mas é assim mesmo eu comprava as coisas sem saber de nada, mas agora td mudou !! rsrs
      bjo

      Excluir
  4. Que ideia bacana.
    Meus cabelos agradecem as dicas Ingrid rsrs
    Adorei.
    Bjos A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  5. De nada meu bem !!
    Estamos aqui é para somar !!rs
    bjoo

    ResponderExcluir
  6. As vezes a gente acha que cronograma capilar é só hidratar e hidratar, mas não sabemos realmente as etapas a serem seguidas.
    Eu sou bem desligada disso e meu cabelo é bom, acho que é a genética, rs.
    Preciso dar mais atenção a isso.
    Adorei as dicas, vou tentar fazer e ver se dá certo no meu cabelo :)
    Beijos, Naah!

    Chega Mais Amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália sua sortuda !! Eu sem o cronograma não sou ninguém, meus cabelos necessitam !!
      rs
      bjo

      Excluir
  7. Muito boa matéria, gostei muito. É muito útil!
    Bjs,
    Paula
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  8. Este blog copiou esta matéria e publicou como se fosse de sua autoria:
    http://belamulher1.blogspot.pt/2014/08/vamos-falar-de-cabelo-cronograma-capilar.html

    ResponderExcluir